Normas e Orientações


1.    MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1.1 COMUNICAÇÃO ORAL: constitui-se de artigos e ensaios contendo resultados de pesquisa abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, relacionados aos Eixos Temáticos anunciados, que evidenciem a elaboração teórica e o rigor conceitual na análise.
Os textos deverão ser digitados no formato Word, apresentando a seguinte formatação: formato A4; margens superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2,0cm; fonte Times New Roman 12, parágrafo justificado. 
a) Título: deve ser escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento 0pt antes e 0pt depois, contendo, no máximo, 10 palavras; deve ser dado um espaço entre o título e o primeiro autor;
b) Nome(s) Completo(s) do(s) Autor(es) sem abreviações: deve(m) ser colocado(s) logo abaixo do título, centralizado(s), corpo da Fonte 12, separados por ponto e vírgula e grafados apenas com a primeira letra maiúscula. Fazer chamada de rodapé com número arábico após o último sobrenome de cada autor para indicar o Programa Formativo, a modalidade de bolsista, a Universidade, o Curso ou Escola de origem e o endereço eletrônico (e-mail); máximo de 05 autores;
c) Resumo do texto: deve ser justificado, fonte 11, com no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, espaçamento simples, com informações sobre o objeto, a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho;
d) Palavras-chave: devem ser localizadas logo abaixo do Resumo; mínimo de 03 e máximo de 05, separadas por um ponto. As palavras devem estar relacionadas com o trabalho e escritas em Português;
e) Corpo do Texto: deve ser sistematizado em, no mínimo, 08 e, no máximo, 12 laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e referências; espaçamento 1,5; com os seguintes componentes: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências utilizadas;
f) Ilustrações: as ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, tabelas e quadros) devem ser elaboradas com qualidade e boa resolução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções, se necessário, pelo(s) autor(es) do trabalho. Devem ser inseridas no texto numeradas com algarismo arábico. As denominações das tabelas e quadros devem ser escritas sem negrito e o título deve ficar acima; nas demais ilustrações, também sem negrito, o título deve ficar abaixo. As fontes dos dados devem ser apresentadas logo abaixo das ilustrações;
g) Citações utilizadas no texto devem estar em conformidade com a NBR 10.520 da ABNT;
h) Seções e subseções: devem ser apresentadas em negrito alinhadas à esquerda. Deixar sempre um espaço entre o texto e os nomes das subseções;
i) Seção agradecimentos: deve expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu a bolsa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro, de infraestrutura ou científico. Não deve exceder 50 palavras;
j) O conteúdo dos trabalhos, bem como as correções gramaticais, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
l) O texto devidamente identificado deve ser encaminhado para o endereço eletrônico correspondente ao GT em que será submetido para avaliação;
m) Os textos que não preencherem os requisitos das normas serão reenviados aos autores para possíveis correções em tempo hábil de gravação dos Anais do evento. Aqueles que não realizarem as devidas correções no tempo estipulado não serão publicados.

1.2 SALAS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: trata-se de um espaço destinado a professores/profissionais da Educação Básica que atuam em espaços escolares e não-escolares, a egressos das licenciaturas, pós-graduandos e bolsistas dos programas formativos (PIBIC, PIBID, PET, PRODOCÊNCIA...), que deverão enfocar suas experiências docentes mais significativas, através de inscrições com Resumo Expandido
As Experiências Didático-Pedagógicas são compreendidas como aquelas vivenciadas no interior da sala de aula em função do desenvolvimento de determinado conteúdo, temática de ensino ou processo avaliativo; aquelas vivenciadas fora do espaço de sala de aula, seja em atividades de orientação aos alunos sobre o desenvolvimento de estudos, de pesquisas escolares, acadêmicas e científicas, seja dentre outras atividades que envolvam o ensinar e o aprender.
Os textos deverão ser digitados no formato Word, apresentando a seguinte formatação: formato A4; margens superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2,0cm; fonte Times New Roman 12, parágrafo justificado. 
a) Título: deve ser escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento 0pt antes e 0pt depois, contendo no máximo, 10 palavras; deve ser dado um espaço entre o título e o primeiro autor;
b) Nome(s) Completo(s) do(s) Autor(es): deve(m) ser colocado(s) logo abaixo do título, centralizados, corpo da Fonte 12, separados por ponto e vírgula e grafados apenas com a primeira letra  em maiúsculo. Fazer chamada de rodapé com número arábico após o último sobrenome de cada autor para indicar o Programa Formativo, a modalidade de bolsista, a Universidade, o Curso ou Escola de origem e o endereço eletrônico (e-mail); máximo de 05 autores;
c) Texto do Resumo Expandido: deve ocupar no mínimo 03 e no máximo 05 páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências; espaçamento entre linhas simples, apresentando justificativa, objetivos, metodologia, considerações finais e referências utilizadas;
d) Palavras-chave: mínimo de 03 e máximo de 05, separadas por um ponto. As palavras devem estar relacionadas com o trabalho e escritas em Português;
e) Referências: apenas listadas no texto, em conformidade com a NBR 6.023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT;
f) Ilustrações: as ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, tabelas e quadros) devem ser elaboradas com qualidade e boa resolução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções, se necessário, pelo(s) autor(es) do trabalho. Devem ser inseridas no texto numeradas com algarismo arábico. As denominações das tabelas e quadros devem ser escritas sem negrito e o título deve ficar acima; nas demais ilustrações, também sem negrito, o título deve ficar abaixo. As fontes dos dados devem ser apresentadas logo abaixo das ilustrações;
g) Citações: utilizadas no texto devem estar em conformidade com a NBR 10.520 da ABNT;
h) O conteúdo dos trabalhos, bem como as correções gramaticais, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
i) O resumo expandido devidamente identificado deve ser encaminhado para o endereço eletrônico correspondente ao GT em que será submetido para avaliação;
j) Os textos que não preencherem os requisitos das normas serão reenviados aos autores para possíveis correções em tempo hábil de gravação dos Anais do evento. Aqueles que não realizarem as devidas correções no tempo estipulado não serão publicados.

1.3 PÔSTERES: As propostas para Pôsteres estão reservadas, exclusivamente, para os Alunos de graduação apresentarem os resultados parciais ou conclusivos de estudos, práticas, experiências, processos ou pesquisas, através de Resumo Simples contendo os seguintes componentes:
a) Título: deve ser escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, o máximo, 10 palavras;
b) Nome(s) do(s) Autor(es): deve(m) ser colocado(s) logo abaixo do título seguido(s) do nome do professor orientador na margem direita, utilizando fonte 12, separados por ponto e vírgula e grafados só com a primeira letra maiúscula. Fazer chamada de rodapé com número arábico após o último sobrenome de cada autor para indicar o Programa Formativo, a modalidade de bolsista, a Universidade, o Curso ou Escola de origem e o endereço eletrônico (e-mail); máximo de 05 autores;
c) Texto do Resumo: deve ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras, espaçamento simples com informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Não deve conter referências;
d) Palavras-chave: devem estar localizadas logo após o resumo, mínimo de 03 e máximo de 05, separadas por um ponto. As palavras devem estar relacionadas com o trabalho e escritas em Português;
e) O resumo simples devidamente identificado deve ser encaminhado para o endereço eletrônico correspondente ao GT em que será submetido para avaliação. 


2 NORMAS PARA CONFECÇÃO DOS PÔSTERES:

a) Título centralizado e escrito em letras caixa alta que permitam a sua leitura a 3m de distância; 
b) Nomes dos autores, professor orientador, universidade, programa formativo e curso devem vir abaixo do título e com fonte menor;
c) A disposição dos demais itens, no corpo do pôster (introdução, material e métodos, resultados e conclusões), fica a critério dos autores, recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura a distância;
d) Dimensão: 1,20m de altura por 90cm de largura;
e) Os autores dos pôsteres são responsáveis por afixá-los nos locais indicados pela comissão organizadora do evento, retira-los, guarda-los, bem como pela segurança desses;
f) O apresentador do pôster deverá permanecer junto ao mesmo na data e horário designados pela comissão organizadora do evento;
g) A comissão científica avaliadora dos trabalhos irá assistir cada apresentação. Os apresentadores que não estiverem presentes não receberão certificado;
h) O apresentador terá até 05 minutos para expor seu trabalho ao avaliador. Após sua exposição, o avaliador poderá questioná-lo.